A foliculite, se não tratada, além de poder se tornar um grande problema para a saúde, em forma de uma grande infecção, pode também levar a perda de cabelo.
Em seguida falaremos sobre:
- Quais são os tipos de foliculite que dão no couro cabeludo?
- Por que a foliculite gera perda de cabelo?
- Os cabelos perdidos devido a foliculite podem ser recuperados?
Quais são os tipos de foliculite que dão no couro cabeludo?
Existem dois tipos de foliculite básicas que podem dar no couro cabeludo:
Acneica: É como uma espinha e devem ser tratadas como tal, onde são utilizados produtos secativos e antibióticos. É muito frequente no couro cabeludo masculino, devido aos homens terem a pele mais oleosa. Existem shampoos apropriados para isso, como aqueles a base de ácidos salicílicos e antibacterianos.
Inflamatórias neutrofílicas: São processos autoimunes, no qual o corpo produz anticorpos que geram neutrófilos (célula inflamatória) contra o folículo piloso. Em geral é observado pápulas como se fossem acnes grandes no couro cabeludo, que chegam a soltar pus, além de dores, gerando assim um desconforto.
Por que a foliculite gera perda de cabelo?
Após ação folicular vem uma cicatriz, o que consequentemente haverá perda de cabelo, pois não existe nenhuma cicatriz no couro cabeludo com cabelo que cresce de volta.
Os cabelos perdidos devido a foliculite podem ser recuperados?
Essas foliculites são conhecidas como abscedantes e decalvantes e levam a alopecias (perda de cabelo) cicatriciais extensas, sendo irreversível depois que este processo aconteceu, portanto deve-se procurar um médico para iniciar o tratamento logo no início, antes que haja uma perda grande de cabelo.
Você pode conferir a matéria também no YouTube: Assistir
Conteúdo original publicado no canal do YouTube SAÚDE Jovem Pan.