São basicamente 4 distúrbios capilares: queda de cabelo, afinamento do cabelo, alterações e doenças do couro cabeludo e alterações da haste da fibra do cabelo.
Queda de Cabelo: São quedas de causa hormonal, nutricional ou autoimune. É o cabelo que literalmente solta, ele cai na lavagem, ao longo dia, na roupa, na mesa de trabalho ou no computador, por exemplo.
Afinamento de cabelo: Nesse distúrbio capilar, ocorre o minguamento do cabelo sem a presença de quedas acentuadas ou sem chumaços de cabelos que soltam, por exemplo.
Problemas de couro cabeludo: caspas, dermatites seborreicas, alergias, irritações e doenças capilares propriamente ditas, como a psoríase e vitiligo que podem ter no couro cabeludo.
Haste capilar: São alterações na fibra do cabelo, sendo fibras quebradiças, ressecadas, com alterações de formados, com bolhas, alteração na cor, pontas duplas etc. Essas alterações podem ter duas origens: genética (pessoas que nascem com alterações de haste genéticas) e alterações físicas (sendo a mais comum, causadas por abuso de chapinha, secador ou química, como progressivas e descolorantes).
Qualquer ocorrência de distúrbios no couro cabeludo que te incomode vale uma avaliação, pois ele é pele assim como a do rosto e deve ser tratado como tal, senão o cabelo não cresce da maneira que deveria crescer, se não estiver saudável.
Você pode conferir a matéria também no YouTube: Assistir
Conteúdo original publicado no canal do YouTube SAÚDE Jovem Pan.