Hoje há no mercado vários produtos veganos, vegetarianos, botânicos e uma série de outros com bases naturais, mas eles são realmente eficazes?
Em seguida falaremos sobre:
- Cosméticos naturais para cabelos funcionam?
- O que torna o produto natural?
- Cosméticos naturais para cabelos funcionam?
Para tratar da eficácia desses produtos, iremos falar sobre a medicina baseada em evidências, que é a medicina que tem evidência publicada em revistas de medicina tradicional. Muito dos produtos naturais capilares hoje tem comprovação científica de uso, como a cafeína que é super estimulante do crescimento capilar, também temos outros como alecrim, melaleuca, calmantes, anti-inflamatórios de couro cabeludo e suplementos vitamínicos a base de aminoácidos, todos estes com muita validade de comprovação científica.
Sendo assim, é importante saber se tem comprovação científica do ativo que é proposto pela indústria farmacêutica ao ser utilizado, pois não é porque ele é natural que ele não tem comprovação científica, assim como não garante sua melhor eficiência ou maior segurança que os outros.
Uma dica é buscar se existe alguma publicação médica no Pubmed usando aquele ativo e qual a concentração adequada do mesmo. A concentração do ativo é determinante para saber se o produto é eficaz ou não, pois não adianta nada usarmos um produto a 1% sendo que sua comprovação é com 30% colocado na fórmula, por exemplo.
O que torna o produto natural?
Os produtos naturais para cabelo significam que eles possuem origem natural (de plantas) e não sintética, porém também é um medicamento.
Hoje muitos dos ativos naturais tem comprovação, mas comprovação específica com dados sobre a dose e a frequência que devem ser utilizados. Vale ressaltar que nos naturais, por possuírem menos química, a concentração deverá ser maior, porém também devemos ter um senso crítico se irá funcionar ou não.
Você pode conferir a matéria também no YouTube: Assistir
Conteúdo original publicado no canal do YouTube SAÚDE Jovem Pan.