A relação entre dengue e queda de cabelo é uma dúvida frequente entre pessoas que passaram pela infecção e notaram uma queda acentuada dos fios. De acordo com a dermatologista e tricologista Dra. Ana Carina, a resposta é sim: a dengue pode, de fato, causar queda de cabelo.
Por que a Dengue Causa Queda de Cabelo?
A dengue gera um intenso processo inflamatório no corpo, que pode afetar o couro cabeludo. Esse processo faz com que os anticorpos, normalmente voltados para combater a infecção, também ataquem os folículos capilares. Isso resulta em uma queda acelerada dos fios, especialmente aqueles que já estavam em fase de soltura natural.
Dra. Ana Carina compara esse processo à queda de folhas de uma árvore antes do outono: os fios que normalmente cairiam mais tarde se soltam antes da hora devido à inflamação.
Queda de Cabelo por Dengue é Temporária?
Felizmente, a queda de cabelo causada pela dengue é temporária. Após o período inflamatório, que pode durar até três meses após a infecção, o couro cabeludo retoma seu ciclo normal, e os cabelos voltam a crescer. Isso significa que, embora a queda possa ser acentuada durante e logo após a infecção, os fios voltarão a crescer naturalmente com o tempo.
Como Tratar a Queda de Cabelo Relacionada à Dengue?
A Dra. Ana Carina explica que o tratamento principal é ter paciência. Em geral, o ciclo capilar volta ao normal sem a necessidade de intervenções intensas. No entanto, se a queda de cabelo for muito acentuada ou persistente, é possível buscar tratamentos dermatológicos para acelerar a recuperação dos folículos.
Se você passou por um episódio de dengue e está notando queda de cabelo, saiba que isso é uma resposta comum ao processo inflamatório causado pelo vírus. A boa notícia é que a queda é temporária, e com o tempo, o ciclo de crescimento capilar deve voltar ao normal.
Para mais informações e tratamentos, consulte um dermatologista especialista, como a Dra. Ana Carina.